CANIBALISMO E ANTROPOFAGIA
Texto :“ O episódio de 1556 , quando o I bispo do Brasil, D. Pedro Fernandes Sardinha e outros 90 náufragos foram devorados por índios antropófagos , chocou a corte de Portugal ” .
CANIBALISMO
Canibalismo é uma relação em que certas espécies de animais se alimentam de indivíduos da mesma espécie, com o objetivo de eliminar os menos aptos, por exemplo, aqueles provenientes de uma ninhada em que os filhotes nascem defeituosos ou imaturos .
O canibalismo é considerado por alguns biólogos como um dos mecanismos da seleção natural para a evolução das espécies .
ANTROPOFAGIA
Antropofagia designa o caso particular de canibalismo na espécie humana e é o ato de consumir uma , várias partes ou a totalidade do corpo de um ser humano morto .
Antropófago veio do grego anthropos = "homem" + phagein = "comer" = aquele que devora um ser humano .
A palavra não significa hábito alimentar , pois a antropofagia se realiza dentro de um contexto ritualístico mágico - cerimonial .
A antropofagia praticada pelos grupos tribais do Brasil, era de caráter exclusivamente ritual , pois nossos índios acreditavam que ao comer a carne de um guerreiro inimigo , iriam adquirir o seu poder , seus conhecimentos e as suas qualidades .
Nenhum comentário:
Postar um comentário