terça-feira, 15 de novembro de 2011

CITERA POST 70

CITERA



Texto :


“Comprei uma excelente reprodução de uma pintura de Watteau ,“O Embarque para Citera” . Citera é um lugar fictício ou real ? Grato , Otto .”


Citera ( Kythera) é uma ilha da Grécia  que faz parte das Ilhas Jônicas e está incluida em roteiros turísticos do Peleponeso .


Esta  ilha , desde a Antiguidade é conhecida pelos seus pescadores de murex, fonte do  corante púrpura. Os fenícios instalaram ali um templo dedicado à deusa Astarte – Isthar , identificada com Afrodite, que por lá teria passado após ter nascido da espuma ( aphrós ) do mar.


Afrodite ( em grego , Aphrodítē ) é a deusa grega do amor, da beleza e da sexualidade e sua equivalente romana é  Vênus . Sua veneração  na Grécia Antiga foi importada, ou ao menos influenciada , pelo culto de Astarte – Isthar , na Fenícia.


Afrodite ,  também conhecida localmente como Citera , nasceu quando Crono amputou  os órgãos genitais de Urano e arremessou-os ao mar ; da espuma ( aphros ) surgida  ,  ergueu-se a deusa .


Citera , no século XVIII , ocupou um lugar de destaque  no imaginário de poetas e artistas que a consideravam um local idílico, propenso aos amantes, como se verifica , por exemplo, no quadro do mestre do Rococó , Antoine Watteau  ( 1684 – 1721 ) ,  O Embarque para Citera.”


[


















Nenhum comentário:

Postar um comentário