quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

GATO DE SCHRÖDINGER POST 146

GATO DE SCHRÖDINGER



O Gato de Schrödinger é uma experiência imaginária  frequentemente descrita como um paradoxo , desenvolvido em 1935 pelo físico austríaco  Erwin Schrödinger ( 1887 – 1961 ) , Prêmio Nobel de 1933 . É a Mecânica Quântica sendo aplicada a objetos do dia-a-dia , no exemplo de um gato que pode estar vivo ou morto , dependendo de um evento aleatório precedente . Sua intenção era mostrar como o comportamento das partículas subatômicas parece ilógico se aplicado numa situação fácil de ser visualizada , como um gato preso numa caixa fechada.

A Fisica ( Mecânica ) Quântica é um revolucionária teoria desenvolvida nos anos 20 do século XX para abordar comportamentos num universo microscópico ( mais precisamente , subatômico )  que a Mecânica da Física Clássica não conseguia explicar .Por outro lado , o problema da Teoria Quântica surge no momento de aplicar em escala macroscópica aquilo que faz sentido em nível microscópico .



A Física Quântica não é difícil de entender , mas é tão oposta à intuição e ao senso comum que é difícil construir uma idéia básica da teoria . O físico dinarmaquês Niels Bohr ( 1885-1962 ) afirmou : “qualquer pessoa que não fique chocada com a teoria quântica , não a entendeu” .



O Paradoxo Gato de Schrödinger leva à escala macroscópica (  nosso mundo do dia- a- dia ) as regras que valem para o mundo subatômico das partículas .Segundo alguns cientistas é uma das idéias mais bizarras já concebidas pela mente humana .



O gato ( um objeto macroscópico ) imaginário de Schrödinger é fechado numa caixa com um recipiente de cianureto ( veneno poderosíssimo ) e um átomo radioativo ( objeto subatômico ) .O átomo está em estado metaestável ,i.e. , seu núcleo tem 50% de chance de romper-se .

A vida ou a morte do gato , segundo a Física Clássica e a Física Quântica .

     


1 -  segundo a Física Clássica , há  2 resultados :

1.a - O átomo permanece no mesmo estado , o recipiente não quebra e o gato continua vivo .

1.b - Ocorre a fissura do núcleo do átomo , o cianureto escapa e o gato morre .



2 - segundo a Física Quântica , há uma superposição desses dois  resultados .

Enquanto a caixa não for aberta e o resultado verificado , o gato éstá   vivo e morto ao mesmo tempo ( o que é diferente de vivo ou morto  da Física Clássica ) .






Nenhum comentário:

Postar um comentário