sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

SERMÃO DA FLOR POST 138

“ SERMÃO DA FLOR”





O que foi o “Sermão da Flor” ?

O “Sermão da Flor” está ligado  às origens do Zen -Budismo ,  quando Gautama Buda  reuniu   seus discípulos para um discurso sobre o  Dharma . Durante o sermão o Buda permaneceu completamente calado  e alguns alunos acharam que ele estava cansado ou doente .

 Silenciosamente , o Buda levantou uma flor e vários discípulos tentaram interpretar o que isso significava, embora nenhum deles corretamente. A flor de lótus supostamente teria sido a flor erguida por Buda .

Um dos discípulos, Mahakashyapa,  também silenciosamente , olhou para a flor e obteve um entendimento especial além das palavras (“ prajna” =  "sabedoria") , diretamente da mente do Buda. Este discípulo  alguma forma compreendeu o verdadeiro sentido inexprimível da flor e o Buda sorriu para ele, reconhecendo seu entendimento e dizendo :

“Eu possuo o verdadeiro olho do Dharma ( ensinamento , doutrina )  a mente maravilhosa do Nirvana , a forma verdadeira do informe, o portal sutil do Dharma que não depende de palavras ou escritos, mas é uma transmissão especial fora das escrituras”.

Mahakashyapa é, por este dom raro de compreensão, considerado o primeiro patriarca pelo Zen chinês .

Desta forma , através do Zen , a sabedoria era passada , não por meio de palavras ditas ou escritas , mas através  da transmissão direta de mente à mente do pensamento de um mestre a um discípulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário