GULAG , ARQUIPÉLAGO
Que significa Arquipélago Gulag ?
Gulag é um acrônimo russo para “ Administração Geral dos Campos de Trabalho Correcional e Colônias", sistema de campos de trabalhos forçados para criminosos, presos políticos e oponentes dos regimes ditatoriais de Lenin e Stalin, na União Soviética , que funcionou de 1918 até 1956.
Milhões de pessoas pasaram pelo Gulag e segundo dados soviéticos ali morreram 1. 053. 829 pessoas entre 1934 e 1953,
As condições de trabalho nos campos eram bastante penosas e incluíam fome, frio, horários de trabalhos excessivos e guardiões cruéis .
O romancista e historiador russo Alexander Soljenítsin escreveu “Arquipélago Gulag’ certamente mais candente e a certamente a mais influente obra sobre o funcionamento deste desumano sistema prisional , publicada no Ocidente em 1973 e que circulou clandestinamente na URSS até 1989 .
Este livro de 1. 800 páginas , é uma narrativa sobre fatos que foram presenciados pelo autor, prisioneiro durante onze anos, em Kolima, num dos campos do Gulag .
A palavra “arquipélago” relaciona-se ao sistema de campos de trabalho forçado isolados e espalhados por toda a União Soviética , como uma vasta extensão de mar contendo várias ilhas , conhecidas apenas por quem fosse destinado a visitá-las.
Nenhum comentário:
Postar um comentário