PLACEBO & NOCEBO
Placebo ( do latim placere = "agradarei" ) é uma substância inerte ( sem princípios farmacologicamente ativos ) mas que apresenta efeitos curativos . Estes são devidos aos efeitos psicológicos da crença do paciente que está sendo tratado.
Por exemplo, um comprimido de amido ou de açucar pode aliviar a dor de cabeça de quem acredite estar ingerindo um analgésico, sendo um exemplo clássico de efeito placebo .
O efeito ou reação placebo também pode ocorrer com medicamentos com princípios ativos, mas que apresentam efeitos terapêuticos diferentes do esperado.
O efeito placebo pode ainda ser usado para testar a eficácia de vários medicamentos .
Nocebo ( do latim nocere = causar dano ) é um termo é utilizado para designar efeitos , reações ou respostas prejudiciais, desagradáveis ou indesejadas em um indivíduo como resultado da aplicação de uma droga química ou medicamentosamente inerte ou inócua .
Estas reações obviamente não foram geradas por ação do nocebo mas pela crença e expectativa pessimistas do indivíduo de que a droga poderia causar efeitos indesejados.
Um exemplo "clássico" do efeito nocebo seria o da pessoa “morrendo de medo de morrer” após ser picada por uma cobra não venenosa .
Nenhum comentário:
Postar um comentário