“ SERMÃO DA FLOR”
O que foi o “Sermão da Flor” ?
O “Sermão da Flor” está ligado às origens do Zen -Budismo , quando Gautama Buda reuniu seus discípulos para um discurso sobre o Dharma . Durante o sermão o Buda permaneceu completamente calado e alguns alunos acharam que ele estava cansado ou doente .
Silenciosamente , o Buda levantou uma flor e vários discípulos tentaram interpretar o que isso significava, embora nenhum deles corretamente. A flor de lótus supostamente teria sido a flor erguida por Buda .
Um dos discípulos, Mahakashyapa, também silenciosamente , olhou para a flor e obteve um entendimento especial além das palavras (“ prajna” = "sabedoria") , diretamente da mente do Buda. Este discípulo alguma forma compreendeu o verdadeiro sentido inexprimível da flor e o Buda sorriu para ele, reconhecendo seu entendimento e dizendo :
“Eu possuo o verdadeiro olho do Dharma ( ensinamento , doutrina ) a mente maravilhosa do Nirvana , a forma verdadeira do informe, o portal sutil do Dharma que não depende de palavras ou escritos, mas é uma transmissão especial fora das escrituras”.
Mahakashyapa é, por este dom raro de compreensão, considerado o primeiro patriarca pelo Zen chinês .
Desta forma , através do Zen , a sabedoria era passada , não por meio de palavras ditas ou escritas , mas através da transmissão direta de mente à mente do pensamento de um mestre a um discípulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário