BODE EXPIATÓRIO
Texto : “Os racistas sempre estão à procura de um bode expiatório para justificar suas teses” .
Que significa bode expiatório ?
Atualmente e em sentido figurado , um "bode expiatório" é uma pessoa ou grupo de pessoas que é escolhido injustamente para levar sozinho a culpa de um episódio negativo ( calamidade , crime , etc . ) que não tenha realmente cometido .
A busca do “bode expiatório” é um ato condenável e irracional para falsamente determinar que indivíduos por sua etnia , religião ou costumes , seja condenada “a priori” , sem a constatação real dos fatos .
Expiatório é uma palavra derivada do latim “expiatio,- onis” ( expiação ) que significa castigo , punição , sofrimento de pena impostos a alguém como uma compensação ou reparação do delito praticado .
Antigamente , bode expiatório era um caprino que era afastado do rebanho e deixado isolado na natureza como parte ritual das cerimônias hebraicas do Yom Kippur, o Dia da Expiação, a época do Templo de Jerusalém. Este rito é descrito na Bíblia , em Levítico, capítulo 16.
Dois bodes eram levados, juntamente com um touro, ao lugar de sacrifício, no Templo de Jerusalém onde os sacerdotes sorteavam um dos bodes.
Um deles era queimado em holocausto , no altar de sacrifício , juntamente com o touro.
O segundo tornava-se o bode expiatório, pois o sacerdote punha suas mãos sobre a cabeça do animal e confessava os pecados do povo de Israel. Posteriormente, o bode era deixado ao relento na natureza selvagem, levando consigo os pecados de toda a gente , para ser reclamado pelo anjo caído Azazel .
Os cristãos interpretam o bode expiatório no Levítico , como uma prefiguração simbólica do auto-sacrifício de Jesus, que chama a si os pecados da Humanidade .
Nenhum comentário:
Postar um comentário