quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

ATÉ TU , BRUTUS ? POST 133

ATÉ TU , BRUTUS ?



Que significa , “Até tu , Brutus ?”.

O imperador e estadista romano Júlio César ( 100 a.C.- 44  a.C ) teria sido avisado pelo adivinho Spurinna, que lhe teria dito  que não viveria depois dos idos de Março ( 15 de março ) . A esposa de César , Calpúrnia , estava preocupada  por causa de certas visões de maus presságios em seus sonhos e disse que não iria deixá-lo ir ao Senado naquela data .

Impressionado, César resolveu não sair de casa naquele dia  , mas  seu amigo Decimus Junius Brutus  Albinus  (81 a.C. – 43 a.C ) convenceu-o que um homem de sua dimensão  política  não poderia se submeter a previsões supersticiosas de um astrólogo.

César entrou no Senado rindo de Spurinna, dizendo que ele era um falso profeta, pois os idos de Março haviam chegado,  mas nada acontecera a ele, mas Spurinna respondeu que era verdade que eles haviam chegado, mas eles ainda não haviam passado . Em plena  escadaria do  Senado, que naquele dia se reunia no templo de Vênus , Cesar foi assassinado com 23 facadas por 60 senadores .

Quando os assassinos atacaram César , e este viu que Brutus  era um deles, proferiu a famosa frase :

"Até tu, Brutus, meu filho?"  ( Em latim : “Tu quoque , Brute , filii mei !” ou “Et tu , Brute ?”)

Trata-se do mais conhecido atentado político da Antigüidade , descrito por Caio Suetônio Tranquilo (70 d.C.-140 d.C.) , na biografia De vita Caesarum ( Da vida dos Césares ).

Esta frase de César é habitualmente usada para descrever e ilustrar situações de extrema ingratidão e traição de pessoas próximas . 









 

 

Um comentário:

  1. “Tu quoque , Brute , filii mei !”
    >>>>ESTÁ ERRADO...! <<<<<
    Com a devida vénia, devo corrigir:
    “TU QUOQUE, BRUTE, FILI MI!”

    ResponderExcluir