COSSACOS “NAZISTAS”
Quem foram os Cossacos “nazistas” ?
Durante a Segunda Guerra Mundial, os Cossacos lutaram em lados opostos do conflito .
Os Cossacos do Exército Vermelho russo combateram nas linhas da frente sul , onde as planícies das estepes proporcionavam o terreno favorável para patrulhamentos frontais e logística. Um destacamento Cossaco marchou na Praça Vermelha durante o desfile da Vitória , em 1945.
Um grupo de Cossacos que lutou ao lado dos germânicos na Wehrmacht, foi o XV Corpo de Cavalaria Cossaco, sob o comando do Gal. alemão Helmuth von Pannwitz contra a Resistência Antinazista ( Partisans) na Iugoslávia.
Estes Cossacos são impropriamente chamados de “nazistas” , mas em verdade eram apenas aliados militares dos alemães sem vinculação ideológica com o nazismo .
Estes Cossacos renderam-se ao Exército Britânico na Áustria em 1945, na esperança de se juntarem aos Aliados na luta contra o comunismo. Na quela ocasião contudo , havia muito pouca simpatia para com um grupo que era visto como colaborador dos alemães , e que eram denunciados como autores de atrocidades contra os combatentes da Resitência .
Esta unidade de cavalaria Cossaca acabou por ser entregue pelos britânicos e norteamericanos ao governo Soviético após negociações na “Operação Keelhaul” . No final da 2ª Guerra Mundial , os comandantes aliados repatriaram entre 40 a 50 mil Cossacos ( incluindo seus familiares ) , para a União Soviética . Desses, um número desconhecido foi executado ou feito prisioneiro por ocasião da sua repatriação .
Este episódio , conhecido como “A Traição dos Cossacos” é abordado por Nikolai Tolstoy (Victims of Yalta) (1977 ) , e Julius Epstein ( Operation Keelhaul), (1973 ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário