CATCH – 22 ( ARDIL 22 )
Catch-22 ( Ardil 22, no Brasil ) é um romance satírico-histórico do autor estadunidense Joseph Heller, publicado em 1961.
O tema do livro, situado durante os estágios finais da Segunda Guerra Mundial (de 1944 em diante ) , gira em torno de um Esquadrão da Força Aérea Americana baseado na ilha de Pianosa , Itália . O proprio Heller voou em 60 missões de combate como bombardeador em um B-25.
Devido a seu uso específico no livro, o termo "Catch-22" passou a ter um significado idiomático para uma situação sem saída , um ardil ou uma armadilha .
O arquétipo do "Ardil 22", envolve o caso de um piloto da Força Aérea dos Estados Unidos, que deseja ser proibido de participar de combates aéreos.
Para ser proibido, ele deve ser oficialmente avaliado pelo médico e ser declarado inapto para voar, o que seria um diagnóstico automatico de insanidade de qualquer piloto pois só uma pessoa mentalmente perturbada cumpriria missões de combate , devido aos perigos envolvidos .
Mas , para obter o diagnóstico , ele deve pedir por isso, e ao faze-lo mostra sanidade suficiente para tentar não voar em missão .
Segundo o “Ardil 22” , qualquer um que quer sair do dever de combate não é realmente louco . Então , pilotos requisitando uma avaliação não estão insanos e portanto aptos à luta , mas aqueles que não pedem dispensa não serão reconhecidos porque eles não obtêm uma avaliação de sanidade mental .
O “Catch-22” ardilosamente garante que nenhum piloto possa ser impedido de voar por ser louco - mesmo que ele o seja .
Nenhum comentário:
Postar um comentário